sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Resenha: Wark - O Livro da Vida - Antony Magalhães Silva


Sinopse: Eron acorda de um coma sem ter ideia do que o levou a isso. Ele não sofreu acidente algum e não está doente. Apenas dormiu e acordou cinco meses depois. Ele foge do hospital para rever sua melhor amiga e ao chegar à sua casa vê um homem que afirma ser um demônio desaparecer com ela. Então Eron parte com um anjo em busca da jovem e enfrenta diversos monstros enquanto vai atrás de sete demônios que podem estar com um livro que lhe foi roubado e que ele nem ao menos sabia que existia. Seu wark foi roubado e se ele não o encontrá-lo a tempo, não conseguirá salvar a vida de sua amada. Em sua jornada, o rapaz é confrontado a fazer a mais difícil das escolhas: servir ao bem ou ao mal? À luz ou às trevas? Aos anjos ou aos demônios?

"Wark - O Livro da Vida", mas que título, hein, amigos? É algo que já dá um certo impacto para um livro que realmente merece ser lido.

Tenho o prazer de dizer que essa é a primeira resenha do primeiro livro do autor - que por sinal é meu conterrâneo - Antony Magalhães Silva. O livro conta a história de um garoto - Eron - que acorda de um coma misterioso do nada, algo que abateu diversas pessoas por todo o mundo. Escapando para ver a garota de quem gosta, acabou se envolvendo numa discussão entre um anjo e um demônio, esse ultima, captura a garota, assim, é tirado de sua vida normal e começa uma busca desenfreada, ao lado de um anjo - Hamied - que tem fama de ser rebelde, que passa a história quebrando todas as regras que achasse possivel, tanto para a sua raça, quanto para a dos humanos (a quem chamam de carnais), para encontrar seu Wark, o livro escrito pelo seu anjo da guarda, que conta a sua vida, que, na verdade, praticamente manipula a sua vida.

Eron então, passa a viver uma vida completamente diferente de seus dias pacatos, procurando os sete demônios suspeitos de terem roubado o Wark de tantas pessoas, as fazendo entrar em coma.

O livro não se passa em um lugar bem definido, o que foi bom, pois deu total liberdade ao autor de escrever os nomes e paisagens que achasse necessarios para o desenrolar de seu romance. Porém, o casal principal da história - Eron e Lily - é quase que estereotipado, apesar de, ao invés de ter uma garota sem sal e um atleta, há um garoto fraco e magricela e uma garota "gostosona".

Um outro pecado do livro foi a falta de uma revisão gramática mais aprofundada por parte, tanto da editora, quanto do autor. Pude perceber alguns erros bobos, como o erro na conjugação de verbos e repetição de palavras, como podemos perceber em uma unica frase:
"[...] e não haviam grades na minha frente, e não conseguia entender o porquê [...]

O livro, além de trazer anjos, arcanjos e demônios numa forma muito original, trás ainda monstros que, na minha humilde ignorância, eu nunca tinha ouvido falar, como lankrie, flick e hurk. Podemos ver então, que a falta de originalidade com o casal mocinho é muito bem compensada com ótimos personagens secundários. Ainda são criados no livro, outros tipos de humanos (como aqueles que recebem dadivas divinas), alguns, inclusive, ajudam os personagens principais durante sua saga.

Como bom amante do rock e da boa literatura, não pude deixar de notar também as brilhantes relações feitas no livro com AC/DC e O Senhor dos Anéis. Magnifico.

O livro, que já é bom no começo apesar de suas falhas, melhora ainda mais a partir da metade do livro, trás inclusive frases cômicas, e a utilização da primeira pessoa do discurso torna tudo muito mais pessoal, o que permite o leitor se identificar com algumas situações;
"Só Deus sabia o quanto eu odiava hospitais. Aquelas paredes brancas, as expressões tristes, o cheiro de sopa, o gosto das sopas, as sopas!"

Por fim, repito que é um livro que com certeza vale a pena ser lido, a aventura que trás ainda reencontros familiares, e amor entre as duas raças rivais - demônios e anjos - e que impressiona pela qualidade por ser o primeiro livro de um autor iniciante, e nos faz esperar a continuação, aliás, um de seus defeitos é ser curto, porém é compreensivel, pois vai ser mais explorado nos próximos livros. O final desse primeiro volume, inclusive, dá um belo gancho que nos deixa com aquela vontade de ler logo o próximo.

Nota: 3,8/5,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário