segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Resenha: The Cuckoo's Calling - Robert Galbraith


Sinopse: Depois de perder sua perna em uma mina no Afeganistão, Detive Cormoran Strike investiga o suicidio de uma supermodelo, pensando estar apenas tocando sua vida como investigador privado. Strike conseguiu um cliente e os credores o estão chamando. Ele também terminou com sua namorada de longo prazo e está vivendo em seu escritório.
Então, John Bristow passa por sua porta com uma história impressionante: Sua irmã, a lendária modelo Lula Landry, conhecida por seus amigos como Cuckoo, notoriamente havia morrido alguns meses atrás. A policia julgou como suicídio, mas John se recusa a acreditar nisto. O caso liga Strike com o mundo dos belos milionários, namorados rockstars e designers desesperados, e isso o introduziu a todas as mais diferentes formas de prazer, tentação, sedução e ilusões que o homem conhece.
Você pode pensar que conhece detetives, mas você nunca conheceu um como Strike. Você pode pensar que conhece ricos e famosos, mas você nunca os viu sob uma investigação como essa.

Bom, gostaria de começar essa resenha dizendo: "vamos esquecer quem é a autora do livro", "não façamos comparações com suas antigas obras", "não comparemos com outros livros de romance policial". Mas convenhamos, é impossível cumprir tudo isso (principalmente a primeira citação) quando se trata de J.K. Rowling, mesmo que sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Gostaria de dizer também que foi o primeiro livro que li integralmente em inglês, o que foi um desafio para mim, e me senti feliz de conseguir chegar até o final entendendo pelo menos a maior parte da história, o suficiente para dar uma opinião sobre ela.

O livro demonstra uma maior liberdade para escrever se comparado com seus livros anteriores. É bem ambientado (se passa em Londres, em meio a um mundo de celebridades, rockstars, paparazzis, e tudo o que uma modelo famosa possa se envolver), de um jeito que consegue pôr o leitor nos cenários e situações. Essa talvez tenha sido a maior vantagem da utilização do pseudônimo, Robert Galbraith é muito mais livre e em algumas situações até mais direta do que J.K. Rowling.

The Cuckoo's Calling conta a história de um ex-militar, Cormoran Strike, que perde a perna em Amsterdã e volta a Londres para começar uma nova carreira como detetive junto com sua assistente Robin (em algum momento do livro eles citam "Batman" e desde que li isso, não consegui mais deixar de pensar em Strike como Batman e Robin, bem... Como sua Robin). A nova carreira não vai indo muito bem, e para variar, Strike tinha acabado de sair de um longo relacionamento. Pensem na situação do cara: ex-soldado, perdeu a perna, está falindo e, pra completar, levou um pé na bunda. Quem gostaria de ser Cormoran Strike?

A situação muda quando John Bristow o contrata para investigar a morte de sua irmã, a renomada supermodelo Lula Landry, e assim, Strike embarca num mundo de trapaças e perseguições, no qual Robert faz criticas à mídia (e até mesmo a quem é perseguido por ela), mostrando de perto, talvez até por experiência própria, como é a vida de super astros.

Assumamos que Robert (ou Rowling, como preferir), ainda precisa comer muito feijão com arroz para escrever livros do nível da rainha do romance policial Agatha Christie, porém, esse livro demonstra uma boa evolução desde Harry Potter (infelizmente ainda não li Morte Súbita). A escrita é mais adulta, porém não cansativa, e com um final muito bem condizente finaliza essa novela que proporciona, com o passar do texto, a encontrar um novo "suspeito número um" para o crime a cada capitulo, e isso com certeza foi algo que me animou muito para continuar o livro até o final.

Nunca fui fã da autora, mas é um livro que merece ser lido, e se você gosta do estilo, provavelmente gostará muito.

Nota: 4,0/5,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário