sexta-feira, 28 de junho de 2013

Resenha: O Maníaco do Circo - Leonardo Barros


Sinopse: ''O Maníaco do Circo” aborda o tema da psicopatia, da fobia, e conta a história de Renato, uma criança com personalidade psicopata que, através de sonhos e alucinações, constrói um mundo mítico onde os palhaços são manifestações materiais de um demônio. O garotinho cresceu e se tornou um homicida missionário. Sua missão: tentar purificar as almas possuídas por esse demônio, ou livrar o mundo de sua ameaça. O leitor vai acompanhar a gênese da loucura, a espontaneidade da primeira execução e a necessidade que o psicopata tem de dar continuidade a uma sina mórbida, tão necessária para ele quanto o próprio ar. Até que a história se complica com o aparecimento de um criminoso, apelidado de “Maníaco do Circo”, que assola a cidade, deixando todos perplexos com a sua crueldade. Quem é o Maníaco do Circo? Quem se esconde por trás da maquiagem de palhaço? Esse mistério, somente você poderá desvendar!

Quando nossos medos apoderam-se de nossa consciência, é que o verdadeiro medo aparece: o medo de perder a sanidade.  




Algumas estórias e acontecimentos nos são apresentados logo no início do livro. Um garoto com pavor a palhaços com uma mãe grosseira, uma menina sendo perseguida em um matagal abandonado, uma criança sendo sequestrada por palhaços na sua festa de aniversário... O que elas tem em comum? O medo. Medo de perder entes queridos, medo de pessoas que escondem a cara por trás de tintas, medo de objetos que ganham vida, medo do futuro.

Renato teve uma infância bastante incomum. Além de tentar agradar uma mãe alcoólatra e insatisfeita, enfrentar uma doença respiratória e sentir pela falta de um pai, o garoto é alvo de alucinações causadas por um descuido da mãe ao lhe medicar e o medo do escuro, medo de palhaços e o medo do medo começa a ficar mais agravado para a criança. As alucinações lhe concebem uma missão: acabar com o vermelho maligno presente na terra. Afinal, palhaços são demônios disfarçados, certo? Era isso que Renato pensava.

''Sentiu que nem mesmo ele tinha certeza de seus pensamentos. Imaginação infantil? Talvez fosse. Na realidade plena dos sonhos, viu a imaterialidade de suas experiências com seres míticos que povoaram a mente do menino e assombravam a alma do homem.'' Pág. 159 

Ele cresce e se torna uma pessoa perturbada, depois de presenciar várias cenas de sua mãe vender o corpo, seja por dinheiro ou apenas prazer. As cenas que antes pareciam sem nexo e sem ligação ganham com o tempo uma ligação de maneira bastante inteligente. Tudo isso ligado a uma dose de erotismo e sexo que estão sempre presentes nos romances do autor. Você é conectado à mente de Renato e sente sua loucura.

''Às quatro horas da manhã, ainda não tinha conseguido dormir. Andava de um lado para outro da sala de estar, pensando e repensando seus métodos, procurando brechas que pudessem permitir sua captura. Percebeu que a esganadura o agradava mais do que qualquer outra modalidade homicida.'' Pág. 170

O romance policial ganha suas características de base quando as mortes começam a acontecer provindas de um psicopata que finge ser um palhaço e é chamado de ''O Maníaco do Circo'' e a polícia parece não ter nem pistas sobre o assassino, deixando todos os moradores apavorados. É uma trama muito bem construída, e é obvio que rola um suspense nas cenas, deixando-nos despreparados para um final surpreendente!

O ponto alto do livro é com certeza o modo como Leonardo explora a mente de um psicopata que foi perturbado por acontecimentos ainda na infância levantando a questão que sempre é discutida quando o assunto vem a tona: o psicopata nasce psicopata ou tudo tem como origem na construção da personalidade que o ambiente e as pessoas ao redor do individuo acabam proporcionando?
E quanto a edição? O livro foi publicado de forma independente e o processo de publicação foi acompanhado bem de perto pelo autor. Tem um tom sombrio, com folhas pretas e desenhos muito representativos para alguns momentos no livro, feitos pelo próprio autor. A capa mostra um palhaço como geralmente é visto pelas pessoas, enquanto a parte detrás mostra um ''palhaço demoníaco'' como é visto por Renato.


Um livro muito bom para quem curte um suspense policial com um apelo psicológico e algumas cenas hot. Recomendado! 4 estrelas.

Para contatar o autor envie um e-mail para leobarrosescritor@gmail.com, siga-o no Twitter: @LeoEscritor ou adicione-o no Facebook: facebook.com/leobarrosescritor.

Fan Page do MANÍACO DO CIRCO | Adicione a sua estante: Skoob
Canal do autor no: Youtube
na versão digítal (Kindle) pela Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário