quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resenha: O Mistério do Círculo - Leandro Luzone


Sinopse: Em pleno século XXI, em meio a uma série de mortes misteriosas, cujos indícios revelam o ressurgimento da Inquisição, um assassino, à solta em Londres, mata as suas vítimas com instrumentos assustadores, desafiando o inspetor Kent Moreton e o seu assistente Jacques Gilly a solucionar o mistério antes que seja o fim do Círculo, uma ancestral ordem mística.Nesse contexto, um padre italiano, Gianluca Bonera, conhece Ayna Fulke, uma cientista pesquisadora de um laboratório especializado em células-tronco, em virtude da doença de sua mãe. Aos poucos, eles despertam para o amor, à medida que ocorrem os assassinatos. Porém, o que Bonera não podia imaginar é que Ayna, além de cientista, era uma sacerdotisa do Círculo.Envolvidos nessa inesperada trama policial, Ayna e Bonera participam das investigações e tentam ajudar a Scotland Yard a descobrir a verdadeira identidade do assassino. Entretanto, após a descoberta de novos indícios, a Congregação para a Doutrina da Fé – a seção da Cúria Romana que substituiu a Inquisição – torna-se a principal suspeita dos assassinatos das sacerdotisas, pela possível participação de um de seus membros.Após o convite de Ayna, Bonera conhece o Círculo e passa a acompanhar as cerimônias da Roda do Ano Celta. Apesar do ceticismo inicial, aos poucos, ele percebe um renascimento em sua espiritualidade, que lhe proporciona uma nova perspectiva de entender o mundo, esquecida através do tempo e da evolução da humanidade. 

''Quando pensamos que nossa dor é a maior nesse mundo, sempre encontramos alguém com um sofrimento maior para suportar'' Pág. 30.
Investigação, mistério, tortura, amor, misticismo, religião, valores, vida, morte, inveja, segredos, traição, doenças, injustiça, purificação, encontro com a natureza... Leandro Luzone consegue conciliar temas bastante abrangentes de maneira natural e faz com que a leitura flua a cada página. 

Ayna é uma cientista que pesquisa sobre doenças, procurando cura para o Alzheimer. Sua vida muda de diversas maneiras quando ela conhece Bonera: um padre que procura uma cura para sua mãe, portadora da doença. Intrigada com um membro da Igreja lhe procurando, quando os religiosos veem a ciência com outros olhos, Ayna encontra em Bonera um grande amigo. Enquanto isso, um serial killer faz vítimas em Londres. Vítimas conhecidas de Ayna e que chocam a cientista com a brutalidade dos crimes. 

Em um livro recheado de valores morais, Luzone representa e muito bem, os autores brasileiros. Fazendo-nos questionar sobre pensamentos que a sociedade alienada impõe como certos e mostrando-nos uma nova perspectiva de como vivemos, ''O Mistério do Círculo'' vai lhe fazer repensar suas ações e crenças. 

''[...] Para mim, o mundo que não vemos é tão real quando este que vivemos. A ciência e a Igreja deixaram as pessoas céticas quanto aos fenômenos invisíveis. Nós perdemos a nossa fé na conexão com as forças ocultas, pois estamos obcecados pelo consumismo e pelo acúmulo de bens materiais e de riquezas. A natureza ainda reagirá contra essa sociedade regida pelo materialismo e pela cobiça.'' Pág. 262.

Um livro que já entrou para os meus favoritos, numa leitura que te prende e consegue fazer você não largar o livro e descobrir o que acontece a cada capítulo rico em suspense. Com ele você vive uma viagem eletrizante pela cidade de Londres e surpreende-se com o que os seres humanos são capazes de fazer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário